Connect with us

NOTÍCIAS

Ana Xisdê e Xisde: liminar exige que organização não use nome da apresentadora

Em liminar, juízes obrigam organização XISDE a não usar o referido no por conta da apresentadora Ana Xisdê.

Foto: Reprodução/Instagram

A comunidade de Free Fire foi contemplada com mais uma organização de esports, a mesma cujo nome é XISDE e que recentemente foi rebaixada para série B da Liga Brasileira de Free Fire, na LBFF 6. Entretanto, uma confusão se instaurou, já que a equipe tem o mesmo nome que o pseudônimo da apresentadora Ana Xisdê.

Como trouxemos aqui anteriormente, a apresentadora consagrada de eSports e ex-caster da LBFF se pronunciou logo após o anuncio da organização, segundo a mesma as pessoas estariam se confundindo com sua pessoa, já que a equipe teria o mesmo nome e até as cores da identidade visual iguais a dela.

Em segredo de justiça um processo judicial está ocorrendo, mas detalhes foram explicados por advogados de ambas as equipes e apuradas pelo site do ge, confira.

Segundo apresentadora, a mesma utiliza o nome desde de 2008 e com a reformulação da Equipe X para Xisde a mesma se sente prejudicada já que muitas pessoas confundem ambos.

Posicionamento XISDE

Desde da nossa criação, nós como organização nunca buscamos ou tivemos qualquer intenção de gerar atrito ou desentendimento com a influenciadora Ana Xisdê. A inspiração do nome surgiu de uma guilda antiga do Grand Chase, de 2006, da qual um dos sócios fundadores do time fazia parte. Independente disso, o termo Xisde ou XD faz parte da cultura gamer, e pode ser visto em diversos vídeos na internet e em matérias jornalísticas. Inclusive, sendo utilizado por diversas pessoas em seus nicks de jogos.

Antes do nosso anúncio, realizamos um convite para a criadora de conteúdo fazer parte e até integrar nosso time de talentos, buscando unir forças em prol do desenvolvimento e da diversidade do cenário. Mesmo após o lançamento, para evitar conflitos judiciais, buscamos um acordo com a influenciadora, pois sempre acreditamos que não haveria qualquer disputa por respeitarmos ela como personalidade e estarmos focados em nós como organização, mas todas tentativas de parceria não tiveram sucesso.

A respeito da nossa identidade visual, a cor roxa é algo que foi definido pela XISDE em novembro de 2020, meses antes da influenciadora começar a usar essa paleta de cores em suas redes sociais. A nossa escolha pela cor roxa se dá porque essa cor representa um símbolo de diversidade e da luta pela igualdade, os principais pilares de atuação da organização.

Precisamos lembrar que a decisão tomada pela juíza Renata Mota Maciel, da 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), é uma decisão apenas liminar e cabível de recurso. Trata-se de um processo em andamento e não há ainda decisão definitiva no caso.

Quanto ao registro de marca, esclarecemos que a influenciadora Ana Xisdê tem um pedido de registro para o pseudônimo “Ana Xisdê”, o qual ainda não deferido junto ao INPI, enquanto que a nossa organização possui o pedido de registro da marca “XISDE”, também ainda não deferido pelo INPI. Inclusive, na ocasião do pedido, não havia ainda nenhum outro pedido de registro ou aprovação de uso da marca “XISDE” ou mesmo “XISDÊ”.

Acreditamos que o termo traz liberdade para a convivência com muitas outras marcas similares, justamente por se tratar de um termo universal e muito usado na internet, especialmente no mundo dos games, e deixamos claro que queremos apenas continuar com nosso trabalho pautado em convívio e respeito mútuos, buscando e reforçando sempre nossos valores e dando continuidade ao que acreditamos. – Finalizou a XISDE.

Posicionamento XISDÊ

Desde o momento da divulgação da organização deixei claro meu desconforto com toda a situação, ainda assim busquei resolver dentro dos meios amigáveis cabíveis, porém sem sucesso. O “nickname”/pseudônimo é uma identidade para todo gamer e a proteção do mesmo se faz necessária para criar um ambiente saudável. Para mim essa minha decisão é muito importante para todo o meio, principalmente para as mulheres que ainda lutam pelo seu espaço no universo gamer. São incontestáveis as semelhanças e associação entre a organização e eu, por isso fico feliz com a decisão liminar da juíza e aguardo a decisão final do processo. – Para o ge.

Click to comment

Deixe um comentário

Facebook

Advertisement

VEJA MAIS

More in NOTÍCIAS